NOVIDADES

História da Cerveja - Sumérios e a Deusa Ninkasi





Sumérios e a Deusa Ninkasi

Segundo provas arqueológicas, a produção e o consumo da cerveja são provenientes da Mesopotâmia, há cerca de 7.000 a.C., sendo ainda mais antiga que a civilização suméria. Porém, foram os sumérios os primeiros a registrarem a produção de cerveja. As inscrições feitas em pedras, mostravam a importância da bebida que tinha o nome de Sikaru, utilizada para honrar os deuses e servia de alimento para os doentes.

A importância da cerveja para a sociedade suméria era tão grande, que a civilização possuía uma Deusa, chamada de Ninkasi que no idioma sumério significa “Senhora que enche boca”.

Ninkasi, era considerada a cervejeira de todos os deuses. Acreditava que consumindo a cerveja era uma forma de incorporar a deusa em seus próprios corpos e obter a proteção divina. Entre 1.900-1.800 a.C., foi escrito um hino em sua homenagem, que na realidade é uma receita de cerveja.

É importante frisar que as primeiras cervejeiras foram mulheres, porque, historicamente, a produção de cerveja era uma tarefa doméstica, como cuidar da casa, dos filhos e produzir alimentos diários. Assim, nada mais natural do que elevar uma mulher para o posto de deusa da cerveja.