NOVIDADES

História da Cerveja





História da Cerveja

Um erro divino? Um acontecimento? Um descuido? Ou um destino?

Na verdade, não existe um consenso ou uma certeza histórica de como nasceu o nosso líquido sagrado. O que podemos afirmar é que o cultivo de cereais se deu por volta de 9.000 a.C, quando o homem abandou na via nômade e começou a estocar grãos para se alimentar.

A primeira cerveja teria surgido por acaso, ou por um erro? A população naquela época não tinha muitos cuidados com a armazenagem dos cereais, foi quando esqueceram os cereais em um jarro, então não se sabe se foi a chuva, mas o milagre aconteceu.

Em contato com a água, o cereal iniciou o processo de germinação, seguido de um processo de fermentação. Aquela mistura ficou pastosa e com uma espuma branca, e com um aroma desconhecido, porém, doce.

As pessoas que bebiam daquele líquido, se sentiam alegres e eufóricos. Então aquela bebida desconhecida foi considerada algo mágico e divino. Por muito tempo este processo ficou restrito, porém, ao logo do tempo descobriram-se novas maneiras, que inclusive se utilizassem o jarro da última produção para fazer a próxima leva, o processo acontecia de forma mais rápida.

Santo seja o agricultor que esqueceu o bendito do cereal no sereno...